terça-feira, 12 de julho de 2022

como tornar-se um yogi de um dia para o outro...

Dedicado a todos os que estão a sentir dificuldades em se comprometer com um estilo de vida yogi.

Se estás numa situação em que sentiste os benefícios de uma prática de yoga e te queres tornar num yogi, e não apenas um yogi-de-vez-em-quando, então estás no lugar certo.


Créditos da imagem - http://www.intuitiveflow.com

Ser um yogi não é difícil, mas também não é fácil, principalmente no início, quando a mente está muito habituada a um estilo de vida tamásico.

1º passo - Identifica todas as coisas que te afastam do teu caminho. Podem ser muitas ou poucas, mas começa com as mais óbvias primeiro.
Tudo o que te afasta dos teus valores e dedicação ao yoga.
Anota num papel, e para de o fazer.

2º passo - Marque uma data.

Mooji Baba às vezes diz que precisamos de recuperar o nosso verdadeiro eu.
Gosto muito dessa ideia.
É como se fôssemos como "Deuses" que em algum momento de nossa vida, começaram um caminho descendente e se tivessem esquecido da sua verdadeira natureza.
Talvez às vezes tenhamos tido insights de como a vida pode ser mágica, ou talvez estejamos cansados ​​de sofrer e agora tenhamos decidido mudar.
Então, temos que nos tratar como um ex-fumador ou um adicto. Temos que estabelecer uma data "já chega" para abraçarmos um novo estilo de vida. Falando por experiência, não é difícil. Precisamos de um pouco de esforço, muita paciência, e um pouco de compaixão por nós mesmos.
Também devemos estar cientes de que a mente pode querer voltar para nós enganar, em algum momento no futuro.

3º passo - Encontre recursos yogis para o teu percurso.
Utilize mantras, pranayamas, asanas, é claro, meditação, etc. Eu recomendaria escolher um mantra para começar, e também começar o dia com seu mantra e terminá-lo com seu mantra. Se você quiser, pode comprar um Japa Mala para sua prática de mantra como uma espécie de recompensa que você dá a si mesmo por iniciar um novo capítulo, muito mais limpo, maduro e bonito em sua vida.

4º passo - Mantenha um Diário.
Regista os melhores eventos do teu dia desde que te tornaste um yogi. "Fala" contigo gentilmente, dá conselhos a ti mesmo e planeia o dia seguinte, etc.
Tenta tornar-te no teu melhor amigo.
E nunca te esqueças de escrever uma pequena nota de despedida como, Obrigado / Gosto muito de ti, etc.
É bom comemorar um pouco, quando estás a progredir.

Tu Amas-te, mais do que imaginas.
Tens em ti o poder do amor incondicional, então permite que essas faculdades superiores tragam um pouco de amor à tua forma humana.

5º passo - Perdoa-te.
Vamos imaginar que por algum motivo que não vale a pena imaginar, retrocedeste.

Tudo bem!
Não tem grande problema. Apenas lembra-te de não voltar à rotina louca do antigamente. Um pequeno erro pode acontecer, não é nada demais.
Não deixes é que a tua mente tola transforme isso numa desculpa para voltar ao antigamente.
No minuto em que isso acontecer, deixa para lá e aproveita a próxima oportunidade para retomar a tua jornada novamente. As tentações virão, elas sempre vêm.
Lembras-te de Cristo no deserto?

Se isso acontecer, lembra-te das coisas pelas quais és grato, lembra-te de como te estás a sentir melhor e siga para bingo - é fácil!

6º passo - Compartilhar (opcional)
Eu sei que isto parece um pouco feminino ou new age. Mas funciona.
Karma Yoga significa libertação pelo trabalho, trabalhar para o benefício dos outros e não o meu.

Tradicionalmente significa trabalhar como voluntário, seja por algum tempo ou para a vida toda, como, por exemplo, a Madre Teresa.
Mas também podes aplicar isto ao teu trabalho. Dando o melhor de ti, tapas, reflectindo sobre os teus erros/desempenho, swadhyaya, e abrindo mão dos resultados/elogios/etc, ishwara pranidhana.

É também uma das coisas que é recomendada para pessoas que estão deprimidas.
E podes confiar, resulta.

Claro que pode ser uma experiência desagradável no início, principalmente se for um trabalho difícil com pessoas doentes ou sem-abrigo, mas depende da tua atitude.
Encontra algo que combine contigo. Há muitos lugares onde podes ajudar.

Ajudando os outros ajudas-te a ti mesmo...
Dou um exemplo, em casa, muitas vezes estava aborrecido. Alguém me pedia, "vai lavar a louça".
Lá ia eu, contrariado, mas ao fim de 5 minutos reparava que tinha a cabeça mais leve e ideias de coisas para fazer a seguir.
É uma questão de estarmos atentos.
Experimenta.

Um yogi nunca deve pensar que é especial, ele apenas sabe que é uma grande sorte ter encontrado um ensinamento tão grande, bonito e completo como o yoga, e ele simplesmente sabe que é possível, aperfeiçoar-se e encontrar uma saída feliz e pacífica do samsara, eventualmente. Um dos principais princípios do Yoga é chamado de Satya - veracidade. Os verdadeiros yogis não apenas falam a verdade aos outros (não mentem), mas também são verdadeiros consigo mesmos.
Então reúna forças, encontre um professor com quem você possa se relacionar e/ou uma Sangha (amigos espirituais/positivos) e seja sincero consigo mesmo.

Que todos os seres sejam felizes e pacíficos, que todos conheçam a verdadeira quietude pelo menos uma vez na vida.

Para seu próprio benefício e para o benefício de todos os outros.

Om Gam Ganapataye Namaha
Om

Sem comentários:

Enviar um comentário