sábado, 29 de abril de 2023

Como praticar Karma Yoga?

Karma Yôga é o serviço desinteressado.
Agir sem expectativa de retorno.

Tradicionalmente uma vida de Karma Yoga fica exemplificada pela Madre Teresa de Calcutá que dedicou a sua vida inteira ao serviço do próximo.
Mas não precisamos de ser tão extremos.


Em cada acção que desempenharmos devemos renunciar os frutos da mesma, ou seja, agir sem pensar em benefício próprio.

É mais fácil isso acontecer quando a acção impacta o outro. Agimos espontaneamente, com o intuito de "praticar o bem" e sem ter em mente o pensamento, "mas o que é que eu posso ganhar com isso".

Em pequenas acções, como por exemplo, lavar a louça, não fica tão fácil, porque à partida não estamos com isso a salvar a humanidade, mas devemos simplesmente agir e se houver algum benefício será o da satisfação de dever cumprido ou o de não estarmos pelo menos a fazer algo pernicioso ou a simplesmente perdermos o nosso tempo.

E quais devem ser os passos ou os elementos de cada acção?

De acordo com os yoga sutras, escritos à cerca de 2500 anos atrás, as acções regem-se por 3 princípios.
Tapas - empenho,
Swadhyaya - reflexão,
e
Ishwara Pranidhana - entrega ao absoluto.

Mas o que quer isto dizer?
Muito simples, eu explico...

Agir com empenho, procurando dar o melhor de nós em cada acção.
No final de cada acção, reflectir. Ponderar as mais e as menos valias do nosso comportamento para, por exemplo, agir de melhor forma no "futuro" e...
Entrega ao absoluto, ou seja, uma vez tendo dado o nosso melhor e tendo reflectido sobre a nossa atitude antes e durante a acção não pensarmos mais sobre isso ficando de consciência tranquila.

Em última instância, a meu ver, não é tanto o resultado das nossas acções que importa, é antes o impacto que estás têm sobre nós e a nossa atitude, o quanto evoluímos circunstância após circunstância. Não devemos portanto preocupar-nos se agimos bem ou mal ou sobre o que é que vai acontecer face às situações que vivenciamos.
Agimos com empenho, reflectimos e entregamos.

Done!!!

Créditos da imagem - isha.sadhguru.org

Sem comentários:

Enviar um comentário